Intercâmbio: Passaporte

Agora, que você já sabe para onde quer ir, e o que você quer fazer por lá, vamos entrar na parte de legalização e documentação. Para você que acha que é a parte mais chata, eu concordo com você! é um saco Mas a documentação é a parte mais importante de uma viagem. É como se fosse a parte "vital" para realizar o sonho de quem quer ir para fora do Brasil. 


Para entrar em um país diferente, normalmente precisa-se de um passaporte e um visto. Para a Europa, por exemplo, você precisa de um passaporte, e só precisa de um visto se for ficar mais de três meses em determinado país, porém, isso não significa que você não vá passar pela imigração. Pesquise informações sobre seu país e veja se eles exigem algo a mais. 

Agora, se o seu destino é para países da América do Sul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, vá tranquilo com seu RG (atenção aos 10 anos de validade!), sem ter a preocupação de ter um passaporte em mãos. 
O passaporte é um documento, e é sempre bom ter em mãos, mesmo que sua viagem dos sonhos esteja um pouco longe. É uma correria a menos quando chegar mais perto da hora de embarcar. 

Muita gente tem me questionado quais são os passos para se tirar um passaporte. Então, preparei um passo-a-passo-mais-fácil-impossível para vocês!

1 - Preencha a ficha de solicitação do site da Receita Federal. Tenha seus documentos pessoais em mãos na hora de responder ao questionário. O link para acessar ao site é http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

2 - Pague a taxa da GRU (Guia de Recolhimento da União). Atenção a data do vencimento, em! 

3 - Compareça com seus documentos pessoais e o boleto pago da taxa da GRU no local que você escolheu na hora de preencher o formulário. Durante o preenchimento, você deve ter percebido que teve de escolher um posto para poder se apresentar, levar seus documentos, e futuramente receber o passaporte de volta, certo? Vá tranquilo, sem medo. O processo é realmente simples!

Quais são os documentos necessários para levar no dia?





  • Documento de Identidade (Vale carteira de motorista, passaporte antigo, RG)
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, pode levar uma declaração da Justiça Eleitoral provando que você está de acordo com as obrigações eleitorais.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados!.
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU 
  • Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). Se você não apresentar, eles podem te cobrar a taxa em dobro, atenção!
  • CPF


  • Sem mistério, sem desespero! Quando tirei o meu passaporte, em 2011, fiquei nervosa antes de entrar pois não sabia o que me esperava lá dentro. Mas confesso, é super tranquilo! No meu, tive apenas um pequeno problema: O sobrenome da minha mãe em meu RG é o sobrenome de solteira, e hoje em dia, ela é casada e tem um sobrenome diferente! Então fui obrigada a levar a certidão de casamento da minha mãe, pra provar que ela é realmente quem os documentos indica.

    E você? Já tirou o seu? 






    CONVERSATION

    Página Anterior Próxima Página Home
    Mayara Dionisio Foto&Afeto
    Back
    to top