Design: Vintage+Creative!


"Vintage" é a nova palavra do século. Todo designer de interiores, seja professor, profissional ou estudante, já ouviu um cliente dizendo "Ah.. Eu queria uma coisa mais vintage em casa.. Antiga, diferente". Pois é. Mas o problema principal é como conseguir esse efeito. Devemos comprar então, todos os elementos decorativos naquelas lojas antigas de móveis rústicos de madeira? Ou procurar tudo online? Ou simplesmente, se inspirar na casa dos nossos avós, e fazer algo parecido com o que temos lá?
Eu sempre me pergunto isso na hora de fazer um projeto vintage, seja um projeto pra valer, ou um só para "treinar".. Então, nada mais justo que compartilhar com vocês o que eu faço pra me livrar desse sufoco, que cada vez mais atinge as vitrines, quartos, banheiros, e até guarda-roupas desse mundo em que vivemos.


O meu TCC de Design de Interiores é de um tema, digamos... Diferente do convencional. (Breve mais detalhes!), mas ele é, ao mesmo tempo, vintage. Mas o que fazer então? Se você está querendo mudar seu ambiente favorito, seguem alguns elementos que você deve pensar:


01 - Vintage.. Ok. Mas de que ano de antigamente estou falando? O Planeta passou por diversas mudanças com o passar do tempo, e isso inclui na hora de decorar também. 1920, por exemplo, era a época de Revolução. 1970, hippie. 1860, época de rococó, e tudo mais. Pense bem sobre o que você quer na sua decoração. É algo mais clássico? Gótico? Ou talvez até algo puxado pro Egípcio? Ou algo como "1960"?  

02 - Ok, já sei de qual época estou me referindo. Mas, quais cores eu devo usar? Isso depende também. Pesquise mais sobre o seu estilo, busque fotos que lhe inspirem, e crie uma pasta no seu computador. Agora analise: Existem cores que se repetem nessas fotos? Por exemplo, se for algo antigo como o Egito, azul, preto e dourado se dão bem. Se for falar dos anos 60, pense em tons pastéis, e se for dos anos 80, se lembre das cores gritantes, como fúcsia, amarelo canário e azul turquesa. 

03 - Já sei o ano e as cores. Mas e agora, o que eu coloco pra decorar? Fique tranquilo.. A parte mais difícil já foi! hahaha! O que vale agora é lembrar do que você pensou no início, e lembrar do que é o fundamental para o ambiente. É uma sala de tv? Não esqueça de um sofá bem confortável. É um quarto? Não esqueça de usar elementos não muito "berrantes". Ou um banheiro talvez? Faça um arquivo com coisas das quais você precisa, e comece a pesquisar. Nos sites como SidLar.com, Westwing, Mobly, Oppa, e Tanlup, você acha elementos básicos necessários, com preços ótimos, e de quebra, ainda alguns produtos geniais!



01 - Espelho Antique / 02 - Caixa Vintage / 03 - Sketchbook Ilustrado / 04 - Mini Câmera Holga / 05 - Poltrona Union Jack de Veludo / 06 -  Luminária de Mesa / 07 - Relógio de Mesa / 08 - Vaso de Flores / 09 - Adesivo Decorativo England



2 comentários:

  1. Que fofo, amei, beijos , *-*
    - http://semprenosquinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tem uma tag para vcs lá no meu blog!
    http://www.demilovatof.blogspot.com.br/2013/03/tag-11-coisas-sobre-mim.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e o mais breve possível ele será respondido! ♥

Tecnologia do Blogger.