Lomografia


Eu sou suspeita. Amo câmeras antigas.
A história dessa ai de cima é puro amor. Certa vez, estava numa loja em Paranapiacaba - SP, e vi essa câmera. Fiquei maluca, dizendo que ela era linda, e perguntando quanto era. A senhora respondeu que só era objeto decorativo (pra minha tristeza), que era uma relíquia de família, e ela não poderia vender. Pensei "ah, poxa vida!", eu confesso. Mas logo que ela contou que ela havia ganho essa câmera no casamento dela, de presente do pai, que já havia passado na mão de umas três gerações, fiquei pasma. Tirei algumas fotos da câmera com a supervisão da senhora, que até dizia "Mocinha, vira ela de lado! Tira de cima! Vai ficar uma gracinha".

As Lomografias são um charme. De certa forma, tudo é ampliado, fazendo com que objetos comuns ganhem encanto, detalhes que em outras situações passariam despercebidos. Caracterizadas por misteriosas vinhetas, vazamentos, grãos lo-fi, lindos borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação... só para dizer algumas.
A combinação desses fatores e um toque saudável do inesperado torna cada Lomografia única. Essencialmente, a Lomography ilustra o elemento surpresa que apenas o filme analógico fotográfico pode criar e proporcionar a completa celebração do momento.

Os modelos de câmeras lomográficas são completamente amáveis. Desde a Diana, Holga, Action Sampler e até pela minha favorita, Juice Camera. Os modelos variam de preço, normalmente entre R$ 50,00 até R$1.000,00. Uma das graças de ter uma câmera analógica, é que você consegue captar efeitos naturais, ou seja, os efeitos que você faria com o Photoshop, na hora da edição, saem sem esforço algum.

Os melhores lugares para se comprar câmeras em lojas virtuais, são a Lomography,  ToyCamera e a loja Beco do Bagre.
Em lojas físicas em São Paulo, você consegue comprar uma Diana nova, ou uma FishEye em edição especial na loja Lomography, (Rua Augusta, 2481). Há também a possibilidade de você adotar uma câmera nas feirinhas de antiguidades espalhadas pelas principais cidades do Brasil. A feirinha da praça Benedito Calixto (SP), sempre tem algumas por lá!




Se você quiser entender mais sobre lomografia, sobre as fotos maravilhosas e únicas que as câmeras fazem, aconselho visitar o site Lomogracinha. Muito útil e agradável, você conhecerá até os resultados de cada câmera, aconselhamento de qual modelo comprar, e muito mais!





Nenhum comentário:

Deixe seu comentário e o mais breve possível ele será respondido! ♥

Tecnologia do Blogger.